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Para quem não sabe, por ano
conta-se cerca de 5 bilhões de pessoas andando de trem na Índia. Os trens são
velhos, não muito rápidos, mas muito, muito baratos. E te levam a qualquer
lugar: são quase 65 mil Km de linhas ferroviárias que cobrem o país.
As classes dos trens no
geral são divididas em:
·
Cabines
que possuem camas:
1. AC
(Com ar condicionado): Todas possuem roupa de cama: lençol, coberta e
travesseiro.
o 1AC
- 1st Class: Com todas as referições e 4 camas por cabine.
o 2AC
- 2nd Class: Sem refeição e 4 camas por cabine.
o 3AC
- 3rd Class: Sem refeição e 6 camas por cabine.
2. Non
AC (sem ar):Não possui nenhuma roupa de cama.
o Sleeper:
Sem refeição e 6 camas por cabine.
·
Cabines
que não possuem camas:
Trens de longa
distância não possuem essas classes.
o 2nd
class: É aonde está o povão. Aquelas fotos de trens lotados bem estereotipadas
provavelmente foram feitas dentro dessas classes. A verdade é que de fato elas
são extremamente baratas, mas dependendo para onde você vai, a sleeper é tão
barata que é melhor garantir seu lugar por lá. Dizem que nessa classe não tem
ninguém conferindo bilhete. Eu não fui então não posso afirmar.
o Existem
outras classes que possuem cadeira, inclusive com ar condicionado,
aparentemente mais confortáveis. Apenas alguns trens específicos possuem essa
classe. O que vai de Delhi para Agra (Taj Mahal) é um deles.
Existem outros tipos de trens
como o Rajdhani. Esses trens são mais rápidos do que a maioria dos trens. Eles
ligam as principais cidades: Delhi x Bangalore; Mumbai x Delhi e etc. Outra
diferença é que, mesmo na 3AC todas as refeições estão incluídas. Obviamente é
mais caro que os demais. O que não significa rios de dinheiro, mas dá para
economizar se você estiver com tempo.
Valores das passagens:
As passagens de trem na Índia
sempre vão variar de acordo com a classe e a distância. A classe sleeper,
apesar da simplicidade é o melhor custo benefício. Muito barata. Para andar
quase 900 KM (equivalente a ir de BH para o Rio e voltar) eu paguei 307 rúpias,
que equivalem a aproximadamente 6 dólares.
O pulo do gato: Cota de
turista
Um indiano precisa planejar suas
viagens de trem cerca de 90 dias antes de viajar, pois todas as passagens se
esgotam muito rápido. O que muitos turistas na Índia não sabem é que existe uma
vantagem muito grande para quem é estrangeiro (ou até mesmo indiano residente
fora do país). É a chamada cota de turista.
O que é a cota de turista?
Assentos reservados para
turistas, que não são vendidos até as vésperas da saída do trem.
Como conseguir comprar suas passagens pela cota?
Essas passagens precisam ser
compradas nas estações de trem. Nas principais estações, das grandes cidades,
existirá um local específico para isso, um escritório de cota de turista
(International Tourist Bureau). Em Nova Deli os trambiqueiros de plantão irão
sempre tentar te informar que o escritório está fechado. Atenção: o escritório
funciona inclusive no domingo, então NUNCA acredite em quem der esse tipo de
informação.
Ao chegar no escritório, você
deverá preencher um formulário com todas as informações de quando e pra onde
você quer ir. É possível conseguir passagens até para o mesmo dia da compra.
Existem algumas regras como comprovar a origem das suas rúpias (comprovante de
casa de cambio ou recibo de saque). Não me pediram em nenhum lugar. Outra coisa
é mostrar o passaporte para que vejam que você é turista e confiram seu visto.
Só fizeram isso em Delhi e em Mumbai.
Onde não tiver o escritório de
cota de turista, procure a central de reservas de passagens e preencha o
formulário lá como cota de turista. Geralmente escrevem no topo FTQ (Foreign
Tourist Quota). Sempre perguntem, de preferência para um funcionário da estação
e NÃO DESISTA da cota. Muito indiano não faz ideia que isso existe, mas
funciona em todos os lugares.
Pegando o trem
Passagem comprada, tudo certo. Tudo certo? Bom, muitas estações não são muito bem sinalizadas e você fica um pouco perdido. O ideal é já procurar daonde seu trem vai sair, para que você não se perca. Então faça isso com antecedência. O local onde o trem vai parar é sinalizado de acordo com a classe que você comprou e o vagão da classe. Se for sleeper vai ser S1, S2... Se for AC, como tem bem menos no trem, vai ser separado apenas pela classe mesmo. E nunca se esqueça: pergunte para mais de uma pessoa. Nunca se sabe se o primeiro te deu uma informação certo, ou só te disse algo pra não ficar sem dizer nada.
Pegando o trem
Passagem comprada, tudo certo. Tudo certo? Bom, muitas estações não são muito bem sinalizadas e você fica um pouco perdido. O ideal é já procurar daonde seu trem vai sair, para que você não se perca. Então faça isso com antecedência. O local onde o trem vai parar é sinalizado de acordo com a classe que você comprou e o vagão da classe. Se for sleeper vai ser S1, S2... Se for AC, como tem bem menos no trem, vai ser separado apenas pela classe mesmo. E nunca se esqueça: pergunte para mais de uma pessoa. Nunca se sabe se o primeiro te deu uma informação certo, ou só te disse algo pra não ficar sem dizer nada.
Resumo da ópera
Andar de trem na Índia é barato,
funciona e é uma experiência única e fantástica. Você se aproxima das pessoas,
em algumas viagens passam praticamente 2 dias vendo como as famílias se
relacionam, como comem, como vivem. Para as mulheres, viajar sozinha na Índia
de trem não tem problema nenhum. Cruzei do norte ao sul e do sul ao norte
novamente, e fui extremamente feliz em todas as viagens.
Sites úteis
Nestes sites é possível visualizar os trens disponíveis para os trechos desejados. Lembrando que para a cota de turista, somente indo na estação.
http://www.indianrail.gov.in/ site oficial do governo, com todas as informações relacionadas a trem.
http://www.makemytrip.com/
Sites úteis
Nestes sites é possível visualizar os trens disponíveis para os trechos desejados. Lembrando que para a cota de turista, somente indo na estação.
http://www.indianrail.gov.in/ site oficial do governo, com todas as informações relacionadas a trem.
http://www.makemytrip.com/
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