Como pegar trem na Índia?

[English version soon]

Para quem não sabe, por ano conta-se cerca de 5 bilhões de pessoas andando de trem na Índia. Os trens são velhos, não muito rápidos, mas muito, muito baratos. E te levam a qualquer lugar: são quase 65 mil Km de linhas ferroviárias que cobrem o país.

As classes dos trens no geral são divididas em:

·         Cabines que possuem camas:
  1.       AC (Com ar condicionado): Todas possuem roupa de cama: lençol, coberta e travesseiro.
  o   1AC - 1st Class: Com todas as referições e 4 camas por cabine.
  o   2AC - 2nd Class: Sem refeição e 4 camas por cabine.
  o   3AC - 3rd Class: Sem refeição e 6 camas por cabine.

  2.       Non AC (sem ar):Não possui nenhuma roupa de cama.
  o   Sleeper: Sem refeição e 6 camas por cabine.

·         Cabines que não possuem camas:
Trens de longa distância não possuem essas classes.
 o   2nd class: É aonde está o povão. Aquelas fotos de trens lotados bem estereotipadas provavelmente foram feitas dentro dessas classes. A verdade é que de fato elas são extremamente baratas, mas dependendo para onde você vai, a sleeper é tão barata que é melhor garantir seu lugar por lá. Dizem que nessa classe não tem ninguém conferindo bilhete. Eu não fui então não posso afirmar.
 o Existem outras classes que possuem cadeira, inclusive com ar condicionado, aparentemente mais confortáveis. Apenas alguns trens específicos possuem essa classe. O que vai de Delhi para Agra (Taj Mahal) é um deles.

Existem outros tipos de trens como o Rajdhani. Esses trens são mais rápidos do que a maioria dos trens. Eles ligam as principais cidades: Delhi x Bangalore; Mumbai x Delhi e etc. Outra diferença é que, mesmo na 3AC todas as refeições estão incluídas. Obviamente é mais caro que os demais. O que não significa rios de dinheiro, mas dá para economizar se você estiver com tempo.

Valores das passagens:
As passagens de trem na Índia sempre vão variar de acordo com a classe e a distância. A classe sleeper, apesar da simplicidade é o melhor custo benefício. Muito barata. Para andar quase 900 KM (equivalente a ir de BH para o Rio e voltar) eu paguei 307 rúpias, que equivalem a aproximadamente 6 dólares.

O pulo do gato: Cota de turista
Um indiano precisa planejar suas viagens de trem cerca de 90 dias antes de viajar, pois todas as passagens se esgotam muito rápido. O que muitos turistas na Índia não sabem é que existe uma vantagem muito grande para quem é estrangeiro (ou até mesmo indiano residente fora do país). É a chamada cota de turista.

O que é a cota de turista?
Assentos reservados para turistas, que não são vendidos até as vésperas da saída do trem.

Como conseguir comprar suas passagens pela cota?
Essas passagens precisam ser compradas nas estações de trem. Nas principais estações, das grandes cidades, existirá um local específico para isso, um escritório de cota de turista (International Tourist Bureau). Em Nova Deli os trambiqueiros de plantão irão sempre tentar te informar que o escritório está fechado. Atenção: o escritório funciona inclusive no domingo, então NUNCA acredite em quem der esse tipo de informação.
Ao chegar no escritório, você deverá preencher um formulário com todas as informações de quando e pra onde você quer ir. É possível conseguir passagens até para o mesmo dia da compra. Existem algumas regras como comprovar a origem das suas rúpias (comprovante de casa de cambio ou recibo de saque). Não me pediram em nenhum lugar. Outra coisa é mostrar o passaporte para que vejam que você é turista e confiram seu visto. Só fizeram isso em Delhi e em Mumbai.
Onde não tiver o escritório de cota de turista, procure a central de reservas de passagens e preencha o formulário lá como cota de turista. Geralmente escrevem no topo FTQ (Foreign Tourist Quota). Sempre perguntem, de preferência para um funcionário da estação e NÃO DESISTA da cota. Muito indiano não faz ideia que isso existe, mas funciona em todos os lugares.

Pegando o trem
Passagem comprada, tudo certo. Tudo certo? Bom, muitas estações não são muito bem sinalizadas e você fica um pouco perdido. O ideal é já procurar daonde seu trem vai sair, para que você não se perca. Então faça isso com antecedência. O local onde o trem vai parar é sinalizado de acordo com a classe que você comprou e o vagão da classe. Se for sleeper vai ser S1, S2... Se for AC, como tem bem menos no trem, vai ser separado apenas pela classe mesmo. E nunca se esqueça: pergunte para mais de uma pessoa. Nunca se sabe se o primeiro te deu uma informação certo, ou só te disse algo pra não ficar sem dizer nada.

Resumo da ópera
Andar de trem na Índia é barato, funciona e é uma experiência única e fantástica. Você se aproxima das pessoas, em algumas viagens passam praticamente 2 dias vendo como as famílias se relacionam, como comem, como vivem. Para as mulheres, viajar sozinha na Índia de trem não tem problema nenhum. Cruzei do norte ao sul e do sul ao norte novamente, e fui extremamente feliz em todas as viagens.

Sites úteis
Nestes sites é possível visualizar os trens disponíveis para os trechos desejados. Lembrando que para a cota de turista, somente indo na estação.
http://www.indianrail.gov.in/ site oficial do governo, com todas as informações relacionadas a trem.
http://www.makemytrip.com/


Comentários