Bangalore: vai dar tempo?


 [English version soon]

Cheguei em Trivandrum e precisava de uma passagem para Bangalore para o mesmo dia. Era dia 14 de Abril de 2012, e meu curso de meditação começaria no dia 16, após o almoço. A ideia era voltar de ônibus, já que passagem de trem para o mesmo dia é mais trabalhoso.
Pegamos o autorickshaw pré-pago (foi nesse dia que intendi o que era isso) e fomos em busca da passagem. Todos os ônibus estavam lotados, sem nenhuma vaga sequer.
Meu amigo do Couch Surfing já estava atrasado para o trabalho e tivemos que correr. Visto que eu não tinha passagem, decidi ir até a estação de trem para ver se conseguia algo. Chegando lá o velho problema: ninguém conseguia me dar uma informação certa. Aparentemente todos os trens com destino a Bangalore naquele dia já tinham saído.
Por fim descobri que a cota de turista dessa estação podia ser comprada na central de reservas. Com ajuda de alguns indianos , preenchi o formulário e segui para o guiché. Só sairia de Trivandrum no dia seguinte, mas chegaria a tempo de ir para o curso de meditação. A passagem custou cerca de 6 doláres, só tinha disponível a classe sleeper.
Voltei para a casa do meu host e no dia seguinte, despedi de Vinu, meu querido host e entrei no trem por volta da hora do almoço. Um grupo muito agradável de indianos pediu para que eu trocasse de lugar com um deles para que eles pudessem ficar juntos. Deitei na minha caminha sem lençol, dessa vez no corredor, e não nas “cabines”. Esperei então Bangalore chegar outra vez.

Dicas para Autorickshaw
Na Índia todo mundo sempre vai tentar te cobrar mais pelo taxi. Eles veem que você é turista, especialmente os de fora da Índia, e aí vão te cobrar rios de dinheiro por um curto trecho. Não se deixe enganar: é barato MESMO. Mesmo uma distância longa, se você fizer a conversão vai ver que o custo é muito baixo. Dependendo do lugar eles vão até te mostrar uma tabela FALSA com valores IRREAIS. Por isso, nas grandes estações, aeroportos e etc, você vai encontrar o Autorickshaw pré pago.  São como pequenos postos: você entra na fila e diz o seu destino. Ele te diz o valor e imprimo o papel. Nesse momento você só paga 1 rúpia pelo serviço. Isso mesmo! 1 rúpia. Eles vão te mostrar qual o carrinho que você deve entrar, e no final da corrida você mostra o papel para o motorista e paga exatamente o valor. Eles adoram dizer que não tem troco; não é verdade. Tenta sempre andar com trocado para evitar que isso aconteça. Nunca entregue o papel para o motorista antes.

Comentários