Trancoso, Itaúnas e aquela vontade de ficar por lá.

[English version below]

Depois de subir as montanhas do Espírito Santo, apenas esperamos o carro chegar para irmos para Bahia. Demoraríamos algumas horas no carro, e lá fomos nós!
O destino era Trancoso, uma cidadezinha do sul da Bahia. Trancoso fica aproximadamente 600 Km de Vitória, Espírito Santo. É um lugar pequeno, com belas praias. Fica bem próximo da badalada cidade Porto Seguro, mas é um lugar mais para descansar.
Ficamos hospedados em uma pousada não muito distante do mar. Apesar do tempo fechado, fomos para a praia mesmo assim. Era inverno então a cidade não estava cheia, mais com locais.
Bahia Brasil BrazilNo primeiro dia fomos dar uma volta e estávamos gravando alguns vídeos engraçados, que viagens malucas fazem termos ideia de fazer. Acabamos gravando um vídeo com o vendedor de picolé mais famoso de Trancoso, em que eu o entrevisto. Depois de muitas fotos, fomos fazer compras de supermercado, já que a renda estava curta e tínhamos que cozinhar em casa – a pousada tinha uma área de churrasqueira e cozinha.
Fomos também para Arraial D’Ajuda, que fica aproximadamente 23 Km de Trancoso. Na verdade as duas cidades não estavam com muita gente – o tempo não estava lá essas coisas.
bahia brasil brazilNos dias seguintes fizemos churrasco e conhecemos uma família mineira fantástica. Com eles fomos à praia, brincamos com suas duas meninas de 8 e 9 anos. Tiramos mais diversas fotos e decidimos ir para uma praia um pouco mais distante chamada Praia do Espelho.
Para chegar lá é preciso passar por uma estrada que atravessa o Vale dos Búfalos. Pelo caminho é possível ver búfalos vivendo suas vidas nas fazendas da beira da estrada.
A Praia do Espelho é mais isolada, tendo um estacionamento – e até onde entendi somente esse – que se paga aquela bagatela de 10 reais. A praia é linda, como não é difícil achar na Bahia.
Após passarmos o dia lá, pegamos o carro com direção para casa, mas sem destino. Paramos ainda para mais umas fotos de silhueta com o sol de ponto – fantástico, obrigada Leo!
BrazilNo caminho decidimos ficar por Itaúnas. Conseguimos no meio da noite hospedagem em um albergue. No dia seguinte, café da manhã pra dentro e praia! Itaúnas é um vilarejo no norte do Espírito Santo com uma atmosfera simplesmente fantástica. A cidade costumava a ser beira mar, porem foi engolida por um nevoeiro de areia, que transformou a vila em uma cidade submersa às famosas “dunas de Itaúnas”.
A praia é bonita, possui quiosques e eles ainda aceitam cartão de crédito – o que fez a alegria da galera!
Mais algumas fotos e pegamos o carro com destino para casa. Com a paz no coração que Itaúnas dá pra gente.

Aconteceu em 07/2012

[English version]

Trancoso, Itaúnas - let me stay!

Bahia brasil brazilAfter going up the hills in Espirito Santo, we only waited to go to Bahia. It would take some hours by car and there we went!
The destiny was Trancoso, a little city in the South of Bahia. Trancoso is about 600 Km (around 373 miles) from Vitória, Espirito Santo. It’s a small place with beautiful beaches. And it’s close to the famous Porto Seguro city, but it’s more a place to rest.
We were hosted in a small resort not far from the sea. Even with a cloudy day we went to the beach. It was winter and the city was not crowded, more with locals.
In the first day we walked around recording some funny movies, those crazy trips make us have the idea to do. A video with the Trancoso most famous ice cream seller was recorded and of course I interview him. After a lot of pictures, we went to the supermarket, since the money was not too much and we had to cook in the barbecue area in the resort.
Arraial D’Ajuda, about 23 Km (around 15 miles) from Trancoso, was the other place visited. Actually both cities were not crowded – the weather was not good too.
In the days after, we did a barbecue and met a fantastic family from Minas Gerais. With them we went to the beach, played with their girls of 8 and 9 years old, taking more pictures and decided to go to a beach a little bit farer called “Praia do Espelho”.
To get there is necessary to pass to a road crossing a place called “Vale dos Búfalos”. Through the way it’s possible to see buffalos living their life in the farms.
The “Praia do Espelho” is a little more isolated and has a parking – and as I understood only this one – that you pay R$10,00 (around 4 dollars). The beach is amazing, what is not hard to find in Bahia.

After spending the day there, we entered into the car to home direction but without destiny, stopping to take silhouette pictures with the sunset – fantastic, thanks Leo!
In the way we agreed in stay in Itaúnas for more one night.  We found a hostel in the middle of the night. In the next morning after the breakfast, beach! Itaúnas it’s a coastal village in the north of Espírito Santo state and has a fantastic atmosphere. The city used to be close to the sea, but the sand covered the city making high dunes, transforming the place in a submerse village under the famous “Itaúnas dunes”.

The beach is beautiful, has kiosks and this places accept credit card – what made a lot of people happy.
After some more pictures we took the car to go home. With the peace that Itaúnas gives to our heart.