Como tirar visto para os EUA (B2)?

[English version below]

Acordei um belo dia e disse: “É hora de visitar os Estados Unidos!”. Tipo, quase isso.
Comecei a procurar passagens, fazer cálculos e ver todos os procedimentos para tirar o visto de turista pros EUA. Esse post vai ser um resumo desses trâmites, que ocorreram em Março desse ano. Acredito que até então nada mudou com relação a tirar o visto.

Antes da solicitação do visto de turista (B2)
Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/. Acredito que boa parte do formulário tenha tradução par ao português. Seja bem atencioso ao preencher. Você pode fazer isso parcialmente, voltando ao formulário depois. Deve ser feito todo em inglês, então peça ajuda de alguém caso não saiba. E não submeta o formulário se tiver erros. Eles só podem ser corrigidos caso você não tenha finalizado. Caso contrário, terá que preencher tudo de novo.
Pague a taxa do visto. O valor da taxa é único, USD$160. Pode ser pago por boleto, em qualquer agência bancária, cartão de crédito pelo site e cartão de crédito por telefone. Para emitir o boleto, você deverá entrar nesse site: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/login e criar uma conta. É através desse acesso que você vai acompanhar o processo do visto.
Agende sua visita no CASV e entrevista no consulado. Serão necessários dois dias para poder tirar seu visto. Se você não mora em um lugar que tenha consulado, se prepare para ficar mais de uma noite para onde irá viajar para tirar o visto. No meu caso eu tirei no Rio de Janeiro. Fui em uma sexta, no CASV você apenas tira foto e registra suas digitais. Minha entrevista foi em uma segunda-feira – aproveitei para curtir o final de semana no Rio. Esses dois dias não precisam ser seguidos, pode haver uma diferença, mas necessariamente, você precisa ir no CASV primeiro. Existem cidades que não tem consulado, mas tem CASV. Verifique se é o caso da sua cidade. Você vai poder agendar a parte do CASV lá, e a entrevista no consulado.
A minha entrevista foi muito tranquila. Pedem para levar documentos que te auxiliem no pedido do visto. Documentos que provem de alguma forma que você não vai ficar ilegal nos EUA, que tem vínculo empregatício, se estuda, se tem casa própria, bens e etc. Não me pediram nada. Minha entrevista durou 5 minutos e meu visto foi aprovado.
O visto chega em casa, no endereço que você vai dar pelo site quando fizer o cadastro. Vai ter a opção de receber o documento ou de retirar no local. Eles vão ficar com seu passaporte, lembre-se disso. E sem esquecer que ele tem que ter a validade mínima de 6 meses.
Depois é só receber o documento e viajar. O visto de turista vale por 10 anos, mas não significa que você pode ficar esse tempo todo lá. O máximo é 6 meses, tendo que sair do país e só podendo voltar depois de um certo período.
Todo esse post foi feito com base na minha experiência e nas informações que podem ser encontradas nos sites citados.

Não deixe de acompanhar os próximos posts! 

Aconteceu em 03/2013

[English version]

How to get a visa to USA (B2)?

One day, I woke up in the morning and decided: “I’m going to travel to USA!”. Well, almost like this.

This post is just a brief of how a Brazilian can get an American visa, so I’ll not translate it. Check the next posts, with beautiful stories around USA. ;)

Happened in 03/2013

Comentários